sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

O que há de errado com o evangelismo de hoje

                           
O que há de errado com o evangelismo de hoje

INTRODUÇÃO

Estatísticas mirabolantes... mas falsas! Campanhas apoteóticas, rios de dinheiro, esmagadoras propaganda e psicopressões, “união” à custa de doutrina, ...
Mas milhões que dizem “Senhor, Senhor...” ouvirão “apartai-vos de mim ...” ! Milhões de “decididos” nem sequer voltam à igreja! E os que voltam continuam tão no mundo quanto antes.
Querem um Salvador, mas de modo algum um Senhor. Um “Cristão dedicado” é fruto anormal, raríssimo e até incômodo!
As igrejas (e crentes)  são tradições cerimoniais externas e ocas.
Razões: Hoje, são totalmente diferentes dos de Cristo:
a) O “Evangelho Simplificado”, sem “ofensas”, sem “Rei”.
b) A motivação do Evangelismo.
c) Os métodos do Evangelismo.
d) O poder usado no Evangelismo.
Prostrados aprendamos do Evangelista Mestre de todas as eras. Sua mensagem, sua motivação, suametodologia.
Ler Mar 10:17-18.
17 ¶ E, pondo-se a caminho, correu para ele um homem, o qual se ajoelhou diante dele, e lhe perguntou: Bom Mestre, que farei para herdar a vida eterna? 18  E Jesus lhe disse: Por que me chamas bom? Ninguém há bom senão um, que é Deus. (Marcos 10:17-18)
1) TERIA QUE PREGAR O CARÁTER DE DEUS. NÃO O FAZ.
O sonho do evangelista moderno: um príncipe e suplicante!!! ...
Que faria você? “Crês-te pecador (imperfeito)? Crês que Cristo morreu por pecadores? Aceitas Cristo como Salvador? Ora comigo!”
Contraste com Cristo: “começou reprovando (!), pregou a Lei (!), exigiu sacrifício, mudança radical (!) e deixou o peixe escapar!!! ...
1.1 A motivação de Jesus
a) amor (real) pela pessoa  ( “não mais um troféu, mais um número, mais uma estatística”).
b) Mas 1o e acima de tudo: GLORIFICAR, MAGNIGFICAR A DEUS !!! (chave).
1.2 A mensagem de Jesus
Jesus virou o ponto focal para a infinita, inaproximável Santidade e perfeição de Deus! ... Também com a Samaritana (“Deus é Espírito”). Também Paulo no Areópago (At 17). Etc.
O centro do Evangelho de hoje é o homem: “você pecou e perdeu uma grande bênção. E precisa recuperemo-la”.
Mas o centro do Evangelho bíblico é Deus: “Assombre-se ante a terrível Santidade e Justiça de Deus; Soluce por tê-lo ofendido; Aterrorize-se ante o castigo merecido; agora, veja como ser salvo: ...”
Isto não é só questão de ênfase: Pregação do caráter de Deus é essencial à verdadeira salvação: É inútil aceitar o que não conheço e apenas imagino. Rom 10:14 “...”
O “Evangelho simplificado, sem ofensas” não é evangelho. Só a pregação de TODO o conselho de Deus o é. (At 20:26).
Ler Mar 10:19-21 a.
19  Tu sabes os mandamentos: Não adulterarás; não matarás; não furtarás; não dirás falso testemunho; não defraudarás alguém; honra a teu pai e a tua mãe. 20  Ele, porém, respondendo, lhe disse: Mestre, tudo isso guardei desde a minha mocidade. 21  E Jesus, olhando para ele, o amou e lhe disse: Falta-te uma coisa: vai, vende tudo quanto tens, e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, toma a cruz, e segue-me. (Marcos 10:19-21)
2) TERIA QUE PREGAR A LEI DE DEUS. NÃO O FAZ.
Que contraste com o evangelho moderno!!! (E Cristo fez o mesmo com a Samaritana, etc.)
A pregação da Lei é ESSENCIAL à salvação, “porque pela lei vem o conhecimento do pecado” Rom 3:20 e “não conheci o pecado senão pela lei” Rom 7:7.
A omissão da lei é um dos maiores responsáveis pelo não poder do evangelho de hoje.
Pecado = transgressão da Lei do Deus Santo. Ignorar a Lei – “Sim, sou pecador”, mas só no sentido “sim, não sou tão perfeito quanto Deus, mas há piores que eu”... Mas isto é insuficiente.
A apressada repetição do chavão “todos pecaram” é insuficiente: Amplie os 10 mandamentos (Mat 5:17ss) até que os homens sejam esmagados pela lei (Rom 7:11). Só então entregue o bálsamo do Evangelho.
Como apenas citar “não cobiçarás” seria inútil com o príncipe, Jesus apresentou um teste prático e iluminante.
Leia Mar 10:21 a
E Jesus, olhando para ele, o amou e lhe disse: Falta-te uma coisa: vai, vende tudo quanto tens, e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, toma a cruz, e segue-me. (Marcos 10:21)
3) TERIA QUE EXIGIR ARREPENDIMENTO. NÃO O FAZ.
(Afinal, como se converter para um Deus cuja santidade e lei se desconhece?! ...)
Arrependimento, radical mudança de pensar.
(“Triste pelas perdas e penas” = “arrependido por ter ofendido ao Deus Santo” (Esaú em Heb 12:17 e Gen 27:34ss).
(“Remorso – ouvir voz da consciência; triste por minha pena (Judas)” = “Arrependimento – obedecer a voz da consciência; triste por ter ofendido quem ofendi (ex: Pedro, Zaqueu)”).
Cristo, a Bíblia – exige uma radical mudança de pensar como ESSENCIAL à salvação.
Como pregar diferente?!!!??
Como ILUDIR o “decidido”?!!!
Cristo sempre exigiu arrependimento.
Mar 1:15 “E dizendo: O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo. Arrependei-vos, e crede no evangelho. (Marcos 1:15)”
Jo 8:11 “E ela disse: Ninguém, Senhor. E disse-lhe Jesus: Nem eu também te condeno; vai-te, e não peques mais. (João 8:11)”
Luc 13:3 “Não, vos digo; antes, se não vos arrependerdes, todos de igual modo perecereis. (Lucas 13:3)”
Pedro sempre exigiu arrependimento dos judeus.
At 2:38 “E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo; (Atos 2:38)”
At 3:19 “Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigério pela presença do Senhor, (Atos 3:19)”
Paulo sempre exigiu arrependimento dos gentios.
At 17:30 “Mas Deus, não tendo em conta os tempos da ignoráncia, anuncia agora a todos os homens, e em todo o lugar, que se arrependam; (Atos 17:30)”
At 26:20 “Antes anunciei primeiramente aos que estão em Damasco e em Jerusalém, e por toda a terra da Judéia, e aos gentios, que se emendassem e se convertessem a Deus, fazendo obras dignas de arrependimento. (Atos 26:20)”
A Grande Comissão de Cristo exige arrependimento.
Luc 24:46-47 “46  E disse-lhes: Assim está escrito, e assim convinha que o Cristo padecesse, e ao terceiro dia ressuscitasse dentre os mortos, 47  E em seu nome se pregasse o arrependimento e a remissão dos pecados, em todas as nações, começando por Jerusalém. (Lucas 24:46-47)”
Assim, confissão do pecado não é suficiente: tem que haver também um genuíno arrependimento, uma radical mudança de pensar em relação a Deus e o pecado, um total propósito do coração de converter-se de uma vida de pecado para um novo andar em justiça.
Prov 28:13 “O que encobre as suas transgressões nunca prosperará, mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia. (Provérbios 28:13)”
Ler Mar 10:21 b.
E Jesus, olhando para ele, o amou e lhe disse: Falta-te uma coisa: vai, vende tudo quanto tens, e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, toma a cruz, e segue-me. (Marcos 10:21)
4) TERIA QUE EXIGIR SUBMISSÃO AO SENHOR. NÃO O FAZ.
Como o “voluntarie-se para a Marinha, conheça o mundo, conquiste as garotas, etc” que nada diz sobre marchas, madrugadas, horror da guerra; assim é o engano dos apelos modernos, apresentando Cristo como “o super-psicólogo que resolve tudo em 1 sessão”, o Salvador mas não o Senhor. Chamando para a glória mas não para a cruz, sofrimento, conversão radical.
Às vezes, seria melhor dizer “Sente-se e considere” que “Levante a mão e venha”.
Os verdadeiros crer, arrepender-se e converter-se têm que vir amarrados juntos... (Por isso a Bíblia, às vezes, exige só 1, só 2, ou os 3, indiferentemente).
Também CRER e OBEDECER são palavras tão intercambiáveis e paralelas que o N.T. as troca sem distinção.
Jo 3:36 “Aquele que crê [PISTEUÔ] no Filho tem a vida eterna; mas aquele que não crê [APEITHEÔ] no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece. (João 3:36)”
Apeitheô é traduzido “desobedecer” em Rom 2:8; 11:30-31; 15:31, etc.
Crer = obedecer!!! Sem obediência não se vê a vida eterna!
O reconhecimento prático de que Jesus é Senhor da sua vida; a submissão irrestrita e incondicional à regência dEste através do ato de segui-Lo, é a verdadeira fibra da fé que salva.
[Rom 10:9-10 – Fazer apelo biblicamente.]
9  A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. 10  Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação. (Romanos 10:9-10)
5) NÃO DEVERIA ASSEGURAR INDIVÍDUOS DE SALVAÇÃO. * O FAZ.
* Isto é herético e destruidor de almas; só o Espírito Santo pode me dar esta segurança. Cristo não fez com o príncipe.
Jer 6:13-14; Rom 8:16; 1Jo 3:24.
13  Porque desde o menor deles até ao maior, cada um se dá à avareza; e desde o profeta até ao sacerdote, cada um usa de falsidade. 14  E curam superficialmente a ferida da filha do meu povo, dizendo: Paz, paz; quando não há paz. (Jeremias 6:13-14)
O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus. (Romanos 8:16)
E aquele que guarda os seus mandamentos nele está, e ele nele. E nisto conhecemos que ele está em nós, pelo Espírito que nos tem dado. (1 Joãn 3:24)

Nenhum comentário:

Postar um comentário