sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Uma reflexão sobre ser cristão e os exemplos de Paulo e Lutero

Graça e paz da parte de nosso Senhor e Salvador, Jesus de Nazaré, a quem seja a glória na Igreja.

Os versículos 1 e 2 da carta aos Romanos são velhos conhecidos nossos, mas gostaria de pensar com vocês sobre algumas coisas interessantes sobre estes dois versos. Que Deus possa falar ao teu coração!

 Romanos 12.1: Adoração
Se tivéssemos que dar um título a este versículo, seria este. Romanos 12.1 trata sobre adoração, não sobre música ou vida na Igreja. Paulo leva em conta tudo o que recebemos através de Jesus para nos dizer esta frase:

“Portanto, irmãos, exorto-vos pelas compaixões de Deus que apresenteis o vosso corpo como sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.”

A pergunta que pode vir à mente é: o que recebemos através de Jesus? Os textos de Romanos 5.1,8; 6.23; 8.1,17, nos mostram diversas coisas que recebemos de Deus através de Jesus. Fomos transportados do reino das trevas para a Sua maravilhosa luz. Diante de tudo isso Paulo conclui que nos entregarmos a Deus como sacrifícios vivos é uma atitude “razoável, lógica” de adoração.

Adoração é muito mais que cantar – vai além das quatro paredes e dos dois dias de culto no templo. Adoração é tudo o que é feito tendo Jesus em mente (I Coríntios 10.31: seja comer, seja beber, seja qualquer outra coisa a fazer, tudo seja feito para a glória de Deus).

Spurgeon diz em um de seus textos: “(Deus) ...é muitíssimo glorificado naquela fábrica onde o empregado piedoso canta sobre o amor do Salvador. Deus é mais glorificado ali do que em muitos púlpitos onde a religiosidade oficial realiza seus escassos deveres”. O pr Sérgio (pastor da Memorial) diz que “pior que não crer em Jesus é crer e ignorar que Ele existe”. Nós nascemos para adorá-Lo. Vamos nos entregar a Ele em adoração racional, verdadeira, não apenas de lábios.
Romanos 12.2: Ser Cristão
Esse seria o título deste versículo. Ele mostra o que devemos fazer para sermos autênticos cristãos e não versões xing-ling.

“E não vos amoldeis ao esquema deste mundo, mas sede transformados pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.”

A versão que eu utilizo da Bíblia é a Século 21. Eu adorei esta tradução! Preste bastante atenção: não vos amoldeis ao esquema deste mundo! Este versículo não fala do mundo como lugar físico. Tem gente que diz: “eu não escuto música do mundo”! Não? Escuta música de onde? De Marte? Tudo o que fazemos aqui é do mundo! Estamos no mundo! A música evangélica (se é que isso existe) é do mundo – a secular também. A roupa que uma costureira cristã faz é do mundo – a que uma não cristã faz também é. O que Paulo queria dizer aqui é exatamente o que está aí: o esquema do mundo. O que é o “esquema do mundo”? Achar o pecado normal, apoiar famílias a se destruírem por causa da imoralidade, compactuar com a corrupção, explorar as minorias, desamparar os necessitados. Isso é se amoldar ao mundo.

Martinho Lutero foi um homem que se transformou. Que lutou contra a opressão, contra a tirania. Ele foi contra o mundo, contra o século, pelo amor à Palavra de Deus. Isso numa época em que ir contra o século significava ser queimado vivo nas fogueiras da inquisição. Tudo isso porque a igreja tinha tomado a forma do mundo. Hoje nós olhamos para trás e apontamos o dedo com toda a autoridade e falamos: “a culpa foi da Igreja Católica”! Pois eu te digo: o erro que eles cometeram no passado nós cometemos hoje.

Hoje qual é a marca da igreja evangélica? Pregamos que não há salvação fora da “Santa Igreja Evangélica” (Batista, de preferência – os outros estão perigando). Dizemos que apenas os “apóstolos” (ou “paipóstolos” mais recentemente) interpretam a Bíblia corretamente. Vendemos a bênção, a cura e pregamos a prosperidade financeira – desde que você me abençõe primeiro. Vendemos a salvação – uns com rosas, outros com tapetes vermelhos, outros com lascas da cruz de Cristo, outros com água do rio Jordão (elas estão tóxicas, sabia?) e tudo isso para angariarmos mais fundos para o “Reino de Deus”.

Amados, tomar a forma do mundo não tem nada a ver com a roupa que usamos, a comida que comemos ou os aparatos tecnológicos que usamos (ouvi um “defensor dos bons costumes da igreja” gritar...). Isso tem a ver com explorarmos os mais fracos, com oprimir os aflitos, com a tirania sobre os sedentos de Deus, sobre mentir para o povo para tê-lo nas mãos. Se não transformarmos a nossa mente NUNCA experimentaremos a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. E qual é a vontade de Deus?

“Pois os que conheceu por antecipação, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.
E os que predestinou, a eles também chamou; e os que chamou, a eles também justificou; e os que justificou, a eles também glorificou.” 
Romanos 8. 29,30

A vontade de Deus para mim e para você é que pareçamos com Jesus, a fim de que Ele seja o primeiro entre muitos irmãos. Sem transformação de mente é impossível alcançar isso. Por fim, como podemos nos parecer com Jesus? Leia com carinho Romanos 12.9-21; 13.11-14. Já é tempo de tomarmos uma postura radical contra o pecado, contra o esquema deste mundo. Transforme-se!

Nenhum comentário:

Postar um comentário